sábado, 2 de julho de 2011

Gerenciamento de Mudanças

O gerenciamento de mudanças de requisitos deve ser aplicado a todas as mudanças propostas (requeridas) sobre os requisitos. Obrigatoriamente é um processo formal, para que todas as requisições de mudanças sejam tratadas consistentemente e as mudanças no documento de requisitos sejam feitas de maneira controlada (SOMMERVILLE, 2007).

A natureza dos projetos com sua elaboração progressiva e aumento do seu entendimento durante sua evolução/execução leva a mudanças. Essas mudanças não devem ser evitadas (com o risco do projeto fracassar), é preciso lidar com elas.

Para os fornecedores/desenvolvedores de software o universo ideal é onde os projetos de sistemas a serem desenvolvidos tenham um orçamento aberto onde seja remunerada a hora técnica de cada colaborador envolvido pelo tempo que o projeto durar (onde cada mudança solicitada gera alterações no prazo e ou no custo). Nessa situação ideal mudanças nos requisitos e no escopo são situações bem aceitas, pois são igualmente remuneradas.

Por outro lado, a situação mais crítica é num orçamento fechado e não aberto a alterações, onde será necessário lidar com as mudanças de requisitos permanecendo dentro de um cronograma estipulado e sem ultrapassar os custos negociados.



Acima um exemplo de um processo de mudança em um requisito, iniciado com a identificação de um problema, passando por uma análise do problema, uma análise das mudanças e seus custos para o projeto (nessa fase ocorreria a aprovação da mudança solicitada) e terminando com a implementação e documentação das mudanças.

  1. Análise do problema e especificação da mudança: problema identificado ou mudança requerida tem sua viabilidade analisada e eventuais dúvidas são tiradas junto ao seu solicitante.
  2. Analise da mudança e estimativa de custos: é feita análise dos efeitos da mudança junto a outros requisitos (podem ocorrer conflitos entre requisitos) e são estimados os custos dessa mudança no projeto. Completadas essas análises ocorrerá a decisão se a alteração prosseguirá ou que negociações serão necessárias para sua aprovação.
  3. Implementação da mudança: atualização do(s) documento(s) de requisito(s).

As mudanças em um projeto serão inevitáveis. A situação mais equilibrada é onde as solicitações de mudanças sejam analisadas e seus impactos avaliados. Essas mudanças terão que ser autorizadas por diferentes níveis hierárquicos, proporcional aos impactos avaliados ao projeto. Impactos classificados como grandes (relevantes nos custos e ou no cronograma) poderão levar o fornecedor a renegociações junto ao cliente.

Referência:

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8. edição. São Paulo. Pearson Education do Brasil. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário